Saudações, bioleitor!
Hoje, decidi abordar outro tema que considero subtancial conhecer, pois está fortemente relacionado com o cotidiano, nos materiais que usamos, no gás utilizado para cozinhar, no combustível que abastece os veículos que nos transportam, dentre outras aplicações. Sem mais delongas, vamos iniciar o papo sobre combustíveis fósseis!
Representam a fonte de energia mais utilizada no mundo (cerca de 75%), originada através de um processo extremamente lento de decomposição da matéria orgânica (cerca de milhares de anos de decomposição), em que esta foi submetida à altas pressões e temperaturas!
São combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral e gás natural.
Extraídos das profundezas continentais e oceânicas, são usados para obtenção de produtos diversos: combustíveis (fonte de energia), gás de cozinha (GLP), matéria-prima para fabricação de plásticos e borrachas, asfalto, parafina...
A seguir, há dois gráficos que comparam a utilização de vários tipos de fontes energéticas entre o ano de 1971 e 2018, observe que os combustíveis fósseis continuaram sendo os mais utilizados.
E de acordo com o balanço Agência Internacional de Energia Mundial, em 2020, uso dos combustíveis fósseis continuava dominando o cenário internacional! A previsão é que esse domínio permaneça durante vários anos.
Agência Internacional de Energia: comparação do fornecimento mundial de diferentes fontes energéticas |
UOL: reportagem sobre o uso de combustíveis fósseis |
PETRÓLEO
Não se trata apenas de um líquido viscoso e escuro que é motivo de "tretas" internacionais!
Mas representa uma valiosa herança dos seres vivos que habitaram nosso planeta há muito tempo atrás, pois se originou atraavés da matéria orgânica vegetal e animal fossilizada, que sofreu processo de decomposição e também foi submetida à altas pressões e temperaturas!
Devido ao seu peculiar processo de formação, é constituído por grandes quantidades de carbono e hidrogênio, sendo localizado em profundezas continentais e oceânicas.
Petróleo |
Processo de formação do petróleo |
Através do processo de destilação fracionada do petróleo são obtidos os seus derivados: gasolina, diesel, querosene, parafina...
*Destilação fracionada: método de separação de mistura homogênea formada por líquidos com diferentes pontos de ebulição.
Petróleo: fonte de inúmeros produtos |
Derivados do petróleo obtidos através de destilação fracionada
Deu para notar né, o porquê da fama do petróleo, é uma mistura que apresentam uma variedade surpreendente de aplicações nas indústrias de produtos que são de grande importância para as sociedades. Mas lembre-se, que é um fonte de energia não renovável/esgotável, que apresenta impurezas e a combustão dos seus compostos libera uma grande quantidade de dióxido de carbono no ambiente.
CARVÃO MINERAL
Obtido de matéria vegetal fossilizada, que foi soterrada e decomposta por bactérias anaeróbicas, e devido a isso, foi compactada pela alta pressão submetida, além de ter sido ressecada através das temperaturas elevadas. Dessa forma, através da sua natureza, é constituído por substâncias ricas em carbono!
Destaco, inclusive, a participação que o carvão mineral teve na História, pois foi um combustível altamente utilizado durante a Revolução Industrial - evento histórico que ocorreu na Inglaterra, durante o século XVII - em que favoreceu o desenvolvimento das indústrias. A seguir, algumas fotos desse período histórico:
Mina de extração de carvão mineral |
Observe as indústrias e as suas chaminés. |
Assim como o petróleo, suas aplicações são diversificadas! Sendo a ulha (que contém cerca de 80% de carbono) seu tipo mais comum. Veja, a seguir, segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), os tipos de carvão mineral e as suas utilidades:
Turfa: representa a primeira etapa para formação do carvão mineral. É ressecada - sua umidade é retirada; cortada em blocos e em seguida despejada em termoelétricas e fornalhas, gerando o alcatrão - mistura de hidrocarbonetos aromáticos, parafinas...
Linhitos: após o processo de secagem, o carvão é usado em gasogênios industriais para obtenção de parafinas, alcatrão, cera...
Hulha: a mais utilizada, é utilizada em fornos de usinas termoelétricas para se obter o alcatrão.
Antracito: usado como combustível, apresenta pouca fuligem e o maior teor de carbono.
GÁS NATURAL
Combustível fóssil também originado da decomposição da matéria orgânica pré-histórica de animais e vegetais e que foi submetida à elevadas pressões e temperaturas durante milhares de anos. É composto principalmente por metano e encontrado em reservatórios do subsolo associado ou não à jazidas de petróleo, sendo obtido por meio de perfurações profundas. Após ser tratado/processado, pode ser utilizado para a fabricação de plásticos e também como fonte energética. Nos países com clima frio é bastante utilizado para o aquecimento comercial e residencial, no caso do Brasil, é mais utilizado para cozinhar alimentos! (Lembra quando você "tá de boas" cozinhando, e de repente, o gás acaba, pois é...). :/
Revela-se menos poluente que os derivados do petróleo, no entanto, seu armazenamento e transporte são complicados, pois implica na geração de impactos ambientais.
Extração de gás natural e petróleo. |
Observe na imagem anterior a proximidade do gás natural e do petróleo, por isso existem duas torres de extração representadas, uma para cada combustível fóssil.
Após conhecer os tipos de combustíveis fósseis e seus usos para a Indústria e sociedade, é necessário também nos atentar aos contextos sociais, econômicos e ambientais envolvidos, pois mesmo com as inúmeras aplicações e a notória relevância econômica, esses combustíveis são desvantajosos, entenda o motivo através das situações a seguir:
- Não são renováveis - se esgotarão! Não esqueça, que os combustíveis fósseis que existem foram formados a "milhares de anos" através de matéria orgânica pré-histórica! Logo, sua disponibilidade em algum momento terá fim.
- Através da sua combustão completa, liberam grande concentração de dióxido de carbono (CO2), gás que intensifica o efeito estufa! Observe:
A camada de gases de efeito estufa é natural e necessária, permite a passagem de uma parte das irradiações solares e reflete a outra parte. As irradiações que atravessam, também são, em parte refletidas, e voltam a aquecer a Terra, no entanto, com o fortalecimento dessa camada de gases de efeito estufa por causa da grande liberação de CO2, o efeito estufa é intensificado, provocando aumento na média de temperatura da Terra.
Outro efeito prejudicial provocado pelos combustíveis fósseis, ocorre através da sua combustão incompleta, em ocorre liberação de monóxido de carbono (CO), que é tóxico e pode se ligar às hemácias no lugar da hemoglobina - formando a molécula estável de carboxi-hemoglobina, provocando disfunções respiratórias. Observe a imagem a seguir:
*Combustão completa: o combustível reage totalmente com o oxigênio disponível (comburente), gerando gás carbônico e água.
*Combustão incompleta: representa a fase intermediária da combustão, quando a presença de oxigênio não é suficiente, formando hidrocarbonetos, monóxido de carbono e fuligem.
- Apresentam natureza química nociva por apresentarem muitas impurezas, e ao serem queimados, é liberado na atmosfera o enxofre, que com o nitrogênio do ar e mais o oxigênio, provocam a formação de dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. Ao circularem pela atmosfera reagem com a água, produzindo ácido sufúrico e nítrico, e assim originam as chuvas ácidas. A chuva ácida desencadeia a corrosão de monumentos, além de causar alterações nas condições abióticas dos ambientes, veja nas imagens abaixo:
Acidificação dos solos |
Morte de organismos aquáticos |
Corrosão de monumentos |
Outro ponto que merece atenção quando se trata de combustíveis fósseis, são as questões sociais e econômicas. A comercialização do petróleo é um assunto complexo por envolver a interação entre vários países, além das taxas tributárias relacionadas, por isso já foi até motivo de conflitos.
Atualmente, no Brasil, está ocorrendo aumentos no valor da gasolina, do gás de cozinha... e com isso a população também sofre, pois aumentam as despesas e os gastos diários com transporte em seus diferentes patamares. Observe a representação dessa situação na charge e nos títulos de reportagens a seguir:
Aumento do valor da gasolina: a crítica em forma de charge |
G1: reportagem sobre os aumentos nos preços da gasolina, diesel e gás no Brasil. |
UOL: aumento do valor de tranporte por motoristas de aplicativos - mais um efeito do aumento da gasolina. |
Perceba o quanto a situação é séria, são muito setores envolvidos! Devido às dificuldades, alternativas energéticas estão sendo estudadas e desenvolvidas, a exemplo dos biocombustíveis, fontes naturais renováveis que causam menos impacto ao meio ambiente. Podem ser obtidos através da biomassa do milho, da cana-de-acucar, de óleos oriundos de cereais, gases obtidos por meio do lixo ou por meio de excretas animais, dentre outras possibilidades...
Assim termino mais esse tema, espero ter lhe ajudado com a sua bagagem de conhecimentos e na compreensão da realidade que nos cerca, qualquer dúvida, só comentar! Até mais. :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário