quinta-feira, 17 de março de 2022

A Arte em forma de Biologia

Olá, caro (a) leitor (a)!

Na área, novamente, para conservar contigo sobre algo que acho legal demais! Quando artistas se utilizam de toda a sua imaginação e criatividade para representar alguma estrutura/fenômeno da Biologia, ou quando biólogos com veia artística expressam sua paixão sobre determinado assunto da Bio por meio da Arte. Ambos os casos proporcionam resultados muito interessantes, expressos através de fotografias, desenhos, pinturas, vídeos, encenações, artesanatos, música e até mesmo memes hahaha

Irei te apresentar alguns  :)

Começando pelo site ao lado, o Instagram!

Provavelmente você já deve ter visto alguma tirinha com o user @umsabadoqualquer

É um perfil que pertence ao cartunista e designer gráfico Carlos Ruas, em que, por meio de desenhos e tirinhas, retrata a criação do mundo de uma forma um tanto diferente, mesclando o criacionismo com situações do cotidiano, além de abordar assuntos científicos de uma forma bem descontraída. O personagem principal é representado pelo Deus cristão, mas ele também mostra, em algumas tirinhas, diálogos com Deuses de outras religiões (coloquei a inicial D maiúscula em todos por respeito a todas as religões e também porque não quero tretas ok?), destacando a multiculturalidade religiosa, um aspecto que acho bem legal no trabalho do Ruas. 

Outros personagens também são retratados nas tirinhas: o luci, os anjos, Adão, Eva, os humanos... todos dando um toque criativo, reflexivo e engraçado nas histórias. A seguir, selecionei algumas tirinhas que retratam a Biologia, para você ficar mais por dentro do trabalho do Ruas e das associações feitas com a nossa querida Bio e outras Ciências, veja que massa:








Nessa primeira tira, Carlos aborda a Seleção Natural, utilizando como exemplo o chocalho das cascavéis. O som do chocalho, inicialmente, era vantajoso, pois afastava os predadores, no entanto, chamava a atenção de pessoas que costumavam matar essas cobras. Desta forma, por serem facilmente localizadas, ocorreu a diminuição das cascavéis mais barulhentas, e com o passar do tempo, o predomínio das mais silenciosas! No final, Ruas ainda retrata uma conversa entre Darwin e os Deuses, aproveitando o "andar da carruagem" para retratar o embate "Religião versus Ciência".

Sabe aquela frase "quer que eu desenhe?", quando a pessoa se faz de desentendida ou simplesmente não quer compreender a realidade de uma situação, pois então... em outra tirinha, Carlos explica a questão das variantes do vírus da covid-19 de uma forma bem didática, observe:

Tirinha sobre a capacidade adaptativa do covid-19

Neste caso, ele retrata o assunto referente às mutações e ao surgimento das variantes - alterações no material genético, que podem apresentar efeito negativo, positivo ou neutro. No caso do coronavírus, algumas mutações do vírus se tornam "vantajosas", sendo selecionadas (um exemplo também de Seleção Natural), permitindo sua resistência contra a ação do sistema imune fortalecido por vacinas já criadas, pois as vacinas estimulam uma resposta muio específica. Quando surge uma variante, é necessário analisá-la e buscar desenvolver uma nova vacina que estimule resposta imunológica adequada à essa variante. É um assunto muito relevante porque possibilita compreender as dificuldades existentes em se conter uma pandemia como a do COVID-19 e a necessidade de que todos façamos a nossa parte, tomando as doses de vacinas já criadas e seguindo as normas de biossegurança. 

A seguir, mais um pouco do trabalho do Ruas:

Ruas ama retratar diálogos entre Deus e Darwin, ainda bem, são uns dos meus preferidos! =)
Eu li cantando! rs










Sobre o vulcanismo hahaha é cada sacada dahora né

Esta eu dedico aos terraplanistas rs

Considero a fotografia também uma forma de Arte, por isso apresento outro perfil do insta super legal: o @awesomealgae, que posta belas fotomicrografias de algas microscópicas, uma mais linda que a outra! Veja algumas:

Divisão celular de Micrasterias thomasiana

Xanthidum antilopaeum

Outras belas fotos/fotomicrografias estão no perfil @under.the.scope da microbiologista Tracy Debenpor, que posta fotomicrografias dos fungos que cultiva e desenhos feitos com colônias de fungos e bactérias desenhados por outras microbiologistas de seu departamento, a exemplo da Ally Connolly e da Sarah Seaton.

Aspergillus fumigatus por Tracy

Aspergillus parasiticus por Tracy

Aspergillus sp. por Tracy

Pusheen por Ally Connolly

Olha que lindinho o cogumelo do jogo do Mario Bros feito pela Ally (a parte vermelha e a marrom são fungos/leveduras e a parte branca são colônias de bactérias)


Desenho de milho feito pela Sarah Seaton, utilizando bactérias (em amarelo) e algas (em verde).


O recipiente circular onde estão contidas as bioartes feitas pelas microbiologistas é denominado Placa de Petri, na placa se colocam misturas denominadas de meios de cultivo, que contêm nutrientes necessários para a proliferação de microrganismos. Os microrganismos se multiplicam tanto que acabam formando colônias - os aglomerados coloridos representados nas imagens anteriores - utilizadas, neste caso, para fazer os desenhos.

Outra artista que quero enaltecer é a Ana, O perfil dela é @feitopelaana.

Estudou comigo durante a graduação, além de manjar muito sobre Biologia, ela ainda tem um baita lado artístico expresso em artesanatos feitos através do ponto cruz, de pintura e do crochê! Dentre várias temáticas, ela faz alguns relacionados com a Biologia. Veja:

Chaveiro de DNA: atente-se para os detalhes nas ligações entre os nucleotídeos! :)

Chaveiro de neurônio, bem fofo né?! Colocou até a bainha de mielina <3

Para finalizar, outro bio artista que admiro muito é o professor Fabiano Reis! Seu perfil é @fabianoreis3d e ele também tem um blog, o "Eu não entendo Biologia".

Além de ser um excelente educador - tive apenas uma aula ministrada por ele, mas foi o suficiente para perceber o quanto o cara é fera! - Ele ainda entende de Arte e Programação. Através das suas habilidades e comprometimento com a docência, desenvolve alguns projetos muito interessantes, um deles é sobre esculturas feitas por impressão 3D, ele já fez algumas impressões relacionadas com assuntos da Biologia, como Citologia, Zoologia... Essa arte tridimensional é importante pois possibilita que alunos com deficiência visual compreendam com mais facilidade as características morfológicas que constituem os seres vivos. Na verdade, a aprendizagem é facilitada até para os que não apresentam deficiência visual, por tornar mais fácil compreender determinado assunto, quanto mais sentidos forem estimulados, melhor!

Representação em 3D de célula Animal

Outro projeto desenvolvido pelo Fabiano são aplicativos de realidade aumentada, que também permitem uma visualização 3D de organismos e estruturas biológicas. É só direcionar a câmera do celular para o desenho 2D impresso, que surge sua versão tridimensional na tela do celular. Facilita muito a visualização das estruturas e, desta forma, possibilita uma aprendizagem menos abstrata e mais eficaz. Para outras informações, é só clicar nos links a seguir, vão te direcionar para o blog do professor!

Aplicativo de realidade aumentada sobre artrópodes

 Links para acesso aos aplicativos:

App AR3D Arthropoda

App CELL-RA

É isso, galera! Biologia & Arte é massa né?! Espero que tenham gostado.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videoaulas: Educação Ambiental (Ensino Fundamental)

Os vídeos a seguir são resultado da minha parceria com a Empresa Ecossis Soluções Ambientais, para o programação de Educação Ambiental da El...