domingo, 31 de julho de 2022

ENDOcitose & EXOcitose: transporte ativo de substâncias

Olá, galera!

Outro assunto da cito, que é importante que conheçamos, refere-se aos processos de endocitose e  exocitose, que ocorrem através do transporte de partículas grandes para dentro e para fora da célula.

São processos ATIVOS, ou seja, há gasto de energia. Além disso, contam com o auxílio de organelas denominadas LISOSSOMOS, relacionadas com a digestão intracelular!

Lisossomo

Primeiramente, vamos conhecer a ENDOcitose:

Acontece quando partículas são absorvidas pela célula através de vesículas denominadas de ENDOSSOMOS. E estas são formadas através de invaginações* da membrana plasmática, que em seguida, se separam da membrana e ficam "soltas" no interior da célula.

Resumindo... a formação dos endossomos ocorre na seguinte ordem: invaginação - fusão do segmento da membrana - separação deste segmento em relação à membrana.

*"Invaginação é o desdobramento de parte de um tecido dentro de outra parte ou estrutura, [ 1] uma dobradura que cria um bolso. [ 2] O termo, originalmente usado em embriologia, tem sido adotado em outras disciplinas."

Tudo certo até aqui? Agora é hora de conhecer os 3 tipos de endocitose:

FAGOCITOSE: é a absorção de partículas grandes e sólidas: Exemplos: protozoários e bactérias.

Algumas das células que realizam a fagocitose são: as células do sistema imune, os macrófagos e os linfócitos. As bactérias, protozoários... são chamados de antígenos, os agentes estranhos detectados pelas células do sistema imunológico. 

O macrófago ao se aproximar, envolve o antígeno com seus pseudópodes e o captura! Veja o vídeo a seguir:

Legenda: Bactérias entram na célula; Lisossomo: é pra mim?

Após a captura, a membrana que envolve o antígeno se solta e forma uma vesícula cujo nome é FAGOSSOMO. No citoplasma, o fagossomo se une com o lisossomo, e então... as enzimas digestivas contidas no lisossomo realizam a degradação do antígeno, ocorrendo a posterior liberação dos seus restos.

As amebas também realizam fagocitose, em que primeiramente há a modificação da sua membrana, a formação de pseudópodes, e a captura do alimento, formando o fagossomo. Que no interior da ameba, se ligará a um lisossomo e então ocorrerá a digestão e eliminação dos restos.

Ver a imagem de origem
Ameba fagocitando uma bactéria

ENDOCITOSE FACILITADA: parecida com a fagocitose, no entanto... ocorre a participação de proteínas receptoras presentes na membrana, que se ligam em partículas as quais possuem afinidade, permitindo a invaginação da membrana, para então acontecer a endocitose. A vesícula oriunda também irá se unir ao lisossomo para que ocorra a digestão.

Devido a sua alta especificidade, é considerada uma endocitose bastante rápida e eficiente!

Um exemplo de partícula que entra na célula através de endocitose mediada por proteína receptora é o vírus HIV.

PINOCITOSE: absorção de partículas líquidas.

A célula não engloba através de pseudópodes!

Ela modifica sua forma, originando uma invaginação, e neste espaço ficam contidas as partículas líquidas. O segmento da membrana onde estão contidas as partículas se desprende da membrana e forma a vesícula chamada de PINOSSOMO, que também se une ao lisossomo, onde ocorre a digestão e posterior eliminação dos restos. 

!!! Fagocitose e pinocitose provocam alterações na membrana plasmática, sendo que na fagocitose ocorre a formação de pseudópodes e na pinocitose a formação de invaginações!!!

Ver a imagem de origem
Comparação entre fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor

Se entra, tem que sair não é mesmo?

O processo de saída, de eliminação de substâncias pelas células é denominado de EXOcitose.

Ver a imagem de origem

E o processo específico de eliminação de restos de partículas digeridas é a CLASMOCITOSE

E como ocorre? 

R: A vesícula com os restos oriundos da digestão irá se encaminhar até a membrana e se fundir a ela. E então, se abrirá para o meio exterior e eliminará os restos. Veja que legal, o segmento de membrana que havia se "desprendido" e formado a vesícula, volta a fazer parte da membrana plasmática!

A exocitose é recorrente em células secretoras, que secretam substâncias, a exemplo de células que constituem glândulas que liberam hormônios.

Existem dois tipos de exocitose: a EXOCITOSE CONSTITUTIVA: quando as substâncias são liberadas contínuamente e a EXOCITOSE REGULADA: algum estímulo regula a liberação de substâncias.

Perceberam o quanto esse assunto é relevante? Está relacionado com vários outros mecanismos biológicos, a exemplo dos que configuram o sistema imune e os relacionados ao sistema endócrino, o sistema responsável pela liberação de substâncias no organismo, principalmente os hormônios.

TÓPICOS ABORDADOS

 - Introdução

- ENDOCITOSE E ENDOSSOMOS

- Tipos de endocitose

- Fagocitose e fagossomo

- Endocitose mediada/facilitada 

- Pinocitose e pinossomos

- EXOCITOSE E CLASMOCITOSE

- Exocitose constitutiva

- Exocitose regulada



 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videoaulas: Educação Ambiental (Ensino Fundamental)

Os vídeos a seguir são resultado da minha parceria com a Empresa Ecossis Soluções Ambientais, para o programação de Educação Ambiental da El...