Iniciarei o assunto com os seguintes questionamentos:
"O que é combustão e o que são os combustíveis?"
"Qual combustível nos move?"
"O que seria um BIOcombustível?"
A COMBUSTÃO é uma reação química em que ocorre a queima de um combustível na presença de oxigênio, liberando gás carbônico (CO2), energia e água. Observe a reação abaixo:
Agora é preciso compreender o que define um combustível!
COMBUSTÍVEL é toda biomassa/material orgânico utilizado como matéria prima para a produção de energia. É toda matéria que ao ser queimada gera energia térmica!
Obs: Nos seres vivos, o processo de respiração representa uma combustão. Em que o combustível utilizado é a glicose, essa molécula é metabolizada na organela mitocôndria, com liberação de energia através das moléculas ATP (adenosinatrifosfato), essencial para funcionamento do metabolismo dos seres vivos. A água e o gás carbônico também são produtos da respiração.
Observe a reação da respiração a seguir:
Os combustíveis podem ser oriundos de fontes não renováveis e fontes renováveis. Veja:
NÃO RENOVÁVEIS (combustíveis fósseis - petróleo; carvão mineral; gás natural)
São essenciais para o funcionamento da vida, tanto metabolicamente, quanto em outras situações cotidianas, sendo constantemente utilizados em indústrias e para reabastecimento de veículos.
Os combustíveis não renováveis, como o próprio nome sugere, não durarão para sempre - são esgotáveis. Dessa forma, pesquisas são desenvolvidas em busca de formas alternativas de combustíveis, preferencialmente, que não provoquem grandes impactos ambientais com a sua produção e uso. Ressalto que a utilização de fontes não renováveis é prejudicial para o meio ambiente, devido a grande quantidade de gás carbônico liberada e à consequente intensificação do efeito estufa.
Fontes alternativas e mais sustentáveis existentes são os BIOCOMBUSTÍVEIS, aqueles oriundos de matéria orgânica natural e definidos como renováveis! Sendo produzidos através de material vegetal e até mesmo a partir do lixo e de excretas de animais, podendo substituir parcial ou totalmente os combustíveis fósseis. Observe exemplos a seguir:
ETANOL: produzido a partir da cana de açúcar, milho e outros tipos de cereais.
BIODIESEL: sintetizado através de óleos: de soja, girassol, mamona, entre outros. Biodegradável, não tóxico.
Síntese de biodiesel |
Outras fontes de biodiesel |
Fonte: óleos vegetais - cereais |
BIOGÁS: gás metano originado pela fermentação anaeróbica (sem oxigênio) de matéria orgânica vegetal ou animal (biomassa, lixo orgânico, esterco...) através da ação de bactérias.
Raízen - Fábrica de Biogás (Guariba, SP) |
Em relação ao uso, podem ser utilizados sozinhos ou misturados com os
combustíveis fósseis. Por exemplo, a gasolina pode ser misturada com o
etanol!
O Brasil é um país viável para a fabricação de biocombustíveis devido a sua grande área cultivável e clima favorável, sendo o segundo país que mais produz biocombustível no mundo, o primeiro lugar está ocupado pelos Estados Unidos. Apesar disso, o uso de biocombustíveis no nosso país ainda não é predominante.
Se por uma lado há vantagens, por outro, existem problemas atrelados ao cultivo de grandes plantações e o uso de biocombustíveis, como o aumento de áreas desmatadas, prejuízos à fauna e flora, além de contaminações de cursos de água provocados pelo uso de determinados tipos de adubos e fertilizantes. É de grande relevância estarmos por dentro do que está acontecendo a nossa volta, procurarmos enxergar o que há de positivo e também os entraves de determinadas iniciativas, colocar na balança!
Nos noticiários, por exemplo, são comuns reportagens sobre combustíveis, principalmente sobre a gasolina e o seu preço que vem crescendo. Analise, reflita como isso afeta setores sociais, econômicos, ambientais...
Aplique no seu cotidiano o que está aprendendo, o conhecimento amplia os sentidos e as ideias!
Obrigada pela visita ao blog, em breve postarei mais novidades, bons estudos. :)
Tópicos abordados
1. Introdução
2. Combustão
3.Combustíveis
3.1 - Não renovável
3.2 - Renovável
4. Biocombustíveis
4.1 - Etanol
4.2 - Biodiesel
4.3 - Biogás
5. Vantagens e desvantagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário