As cadeias e teias alimentares representam as interações tróficas/alimentares que ocorrem entre os seres vivos.
Nestas interações ocorre fluxo de matéria, de energia... de um ser vivo ao outro. Estes fluxos podem ser esquematizados em pirâmides ecológicas, em que cada componente (produtor, consumidor primário, secundário...) é representado por um retângulo, um sobre o outro. Geralmente, formando pirâmides!
Primordialmente, é necessário compreender como funciona o fluxo de matéria e energia nas cadeias.
Então vamos lá:
Sabemos que os produtores captam energia solar através do pigmento clorofila e a armazenam em forma de energia química nas ligações moleculares da glicose, o alimento da planta!
A glicose/açúcar representa a matéria formada através da fotossíntese, ela é conduzida pelos vasos das plantas (seiva elaborada conduzida pelo floema) e usada para seu desenvolvimento. Pode ser armazenada como amido (oriundo da união de moléculas de glicose).
Dessa forma, toda a matéria formada apresenta energia!
O consumidor primário ao se alimentar do produtor, obtém matéria e a energia contida nela, só que nem sempre toda a matéria é aproveitada durante a alimentação, os restos que ficam no ambiente são degradados pelos decompositores, dessa forma, os nutrientes voltam para o meio e podem ser usados por outros organismos.
Além de perder a energia contida na matéria não consumida, os consumidores perdem energia durante seu metabolismo: respiração, crescimento, reprodução e também através das fezes.
Logo, é perceptível que a energia segue apenas um sentido na cadeia (é unidirecional), flui dos produtores para o resto da cadeia, e diminui ao passar de consumidor para consumidor!
Veja através da imagem abaixo, o fluxo unidirecional de energia e as perdas energéticas:
Por isso que os retângulos assumem a forma de uma pirâmide!
Não pode ser invertida pois o fluxo de energia é unidirecional e decrescente!
Além da pirâmide energética, existem a pirâmide de números e a de biomassa. É importante aprender a diferenciá-las!
Então vamos lá!
Começando pela PIRÂMIDE DE BIOMASSA...
Mas o que é biomassa?
Biomassa representa o valor estimado da massa de "todos" os indivíduos que fazem de cada nível trófico da cadeia alimentar. Também pode ser definida como a massa total de organismos em uma determinada área (representada pela unidade g/m² ou kg/m²). As pirâmides de biomassa podem ser direitas ou invertidas, isso dependerá da situação ecológica retratada. :)
Atente-se a estes casos:
Nessa pirâmide de biomassa direita, a base produtora é representada por gramíneas, de acordo com o caso hipotético, representado na pirâmide, é necessária uma biomassa de 10.000 g/m² de gramíneas para alimentar 1.000 g/m² de gafanhotos, e a biomassa destes, por sua vez, alimenta 100 g/m² de sapos. |
A PIRÂMIDE DE NÚMEROS por sua vez, representa a quantidade de indivíduos que formam cada nível da cadeia! Também pode ser direita ou invertida. Vejamos:
Tópicos abordados
1. Introdução e definição
2. Fluxo de energia
3. Pirâmide energética
4. Pirâmide de biomassa: direita e invertida
5. Pirâmide de números: direita e invertida
Nenhum comentário:
Postar um comentário