O conhecimento está presente em vários detalhes do nosso cotidiano e muitas vezes não o notamos, passa pelos cantos, despercebido. São diversas as temáticas que envolvem os conhecimentos ensinados por meio das diferentes disciplinas ao longo da vida educacional.
Quando se trata da física e química, o simples ato de colocar a água para ferver ou fatos mais complexos como os que envolvem o desenvolvimento tecnológico e as leis do universo, são exemplos das aplicações desses conhecimentos.
Falar sobre biologia no dia a dia, nos traz diferentes temáticas relacionadas que são de grande importância serem debatidas, como questões ambientais, de saúde, de sexualidade, econômicas, bioéticas...
A matemática então... os números estão em toda parte, assim como os conhecimentos linguísticos da nossa vasta Língua Portuguesa. rs
Dessa forma, é notório que os conhecimentos vão muito além da decoreba expressa pelo ensino tradicional, bem além da pressão para aprovação em testes. Toda disciplina apresenta conhecimentos que são aplicados à inúmeras situações e temáticas, e o mais legal é que há a possibilidade de relacionar várias disciplinas e saberes por meio da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, tudo é uma baita conexão!
Aprender a notar os detalhes nas entrelinhas do cotidiano revela-se cada vez mais importante para que nos sintamos mais incluídos e espertos sobre a realidade que nos envolve.
O conhecimento está na existência, o conhecimento é a própria existência. O que nos remete à famosa frase do filósofo René Descartes: "Penso, logo existo."
Reflita, exista.